07/05/2014

Encantamento, poema de Graça Pires

Nesta quarta-feira (07/05/14), recebi o livro “Poemas escolhidos”, da poetamiga portuguesa Graça Pires, do blog "Ortografia do olhar". 

O livro veio de Parede/Portugal, e chegou-me acompanhado de uma bela dedicatória, poética como é Graça Pires.


A obra apresenta-se constituída por textos selecionados, pela própria autora, de sua criação poética, extraídos do conjunto de 12 livros publicados ao longo de 1990 a 2011.

A seguir, um poema que me (en)cantou os sentidos ao primeiro vislumbre de olhos:



ENCANTAMENTO

Amanhã, quando o chão
for a construção da nudez
e houver, entre os seus olhos
e os meus, um súbito musgo,
não se repetirá, meu amor,
o cambalear das palavras na garganta,
nem diremos a interdição dos lagos
na saliva esgotada no sal.

Alguns corpos inventam
a dimensão incondicionada da noite,
exposta e cúmplice como a terra.

Nós saberemos, lentamente,
o mel inquietante dos dedos.


Graça Pires.
In: “Poemas escolhidos”. 2012, p. 13.






À poetisa Graça Pires, o meu muitíssimo obrigada. 
Lerei o livro com a imensidão dos afetos, da poesia que une além-mar.


Abraço terno,
Hercília Fernandes.





"O sonhador, em seu devaneio, não consegue sonhar diante de um espelho que não seja profundo."

(Gaston Bachelard)