eu(grafia)




Nasci em Caicó, Rio Grande do Norte, no ano de 1971. Nas janelas dos casarões e árvores centenárias comecei a construir castelos de sonhos, mergulhada as paisagens interiores do ser-tão.

Filha de agricultores, passei a infância entre o campo e a cidade. Dessa relação resultou o apreço à natureza, às letras e às artes, o que me aproxima aos artistas, em especial ao músico alagoano Marcus Vinícius, com quem compartilho a vida. Da união vieram poemas, melodias e nossos três meninos: Marcus, Pedro e João.

Algumas de nossas canções se popularizaram no Nordeste, sendo editadas pela Sony Music. Publiquei dois livros: “Retrato de Helena” (2005) e “Agá-Efe: entre ruínas & quimeras” (2006), edições do autor financiadas pelo SESC-RN. Participei de concurso literário internacional, integrando a coletânea “Ritmo Vital” (All Print, 2007).

Recentemente, organizei o livro Maria Clara: uniVersos femininos, obra composta por "12 poetisas" que desenvolvem trabalhos na internet e, simultaneamente, integram o blog/projeto voltado à apreciação de poesia feminina "Maria Clara: simples mente poesia". O livro foi publicado pela LivroPronto Editora, de São Paulo-SP, tendo sido oficialmente lançado durante o mês de agosto na 21ª Bienal Internacional do livro de São Paulo-SP.

Aprecio as obras de Florbela Espanca e Cecília Meireles, poetisas intensas na externalização lírica. Adélia Prado e Cora Coralina que conferem enorme beleza ao cotidiano. As liras emotivo-filosóficas de Camões e Bocage são-me instigantes, além da prosa analítica de Machado de Assis.

Além dos imortais citados, tenho verdadeira adoração pela produção poética dos autores contemporâneos, como Fred Matos, Fernando Cisco Zappa,  Fouad Talal, Henrique Pimenta, Vicente Ferreira da Silva, Romério Rômulo, Assis de Mello e muitos outros Outros. Em relação à poesia feminina, além das “11 marias” que integram a coletânea Maria Clara: uniVersos femininos, destaco a criação da portuguesa Graça Pires, da mineira Líria Porto e da paulistana Nydia Bonetti.

Análoga à vida famíliar e à atividade literária, cursei Pedagogia, Mestrado em Educação e Pós-graduação em Educação Infantil (UFRN). Atualmente, dedico-me à docência, no curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande (Campus de Cajazeiras-PB/UFCG), e ao Doutorado em Educação, na linha de pesquisa Cultura e História da Educação. Disponho de artigos científicos publicados em anais de congressos e seminários e costumo compartilhá-los no blog de estudos literários e educacionais "Novidades e Velharias".


Páginas pessoais na Web:


Páginas que colaboro:


"O sonhador, em seu devaneio, não consegue sonhar diante de um espelho que não seja profundo."

(Gaston Bachelard)