19/04/2013

As imensidões do "Nós Em Miúdos" na cidade de Cajazeiras-PB


"A imensidão está em nós. [...] Quando estamos imóveis, estamos além; sonhamos num mundo imenso". (Gaston Bachelard)


Nesta quarta-feira (17 de abril), no Auditório do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG), na cidade de Cajazeiras-PB, aconteceu o primeiro evento de lançamento do livro “Nós Em Miúdos”, de minha autoria, publicado pela Editora Patuá, de São Paulo.

O evento de lançamento consistiu uma dessas raras oportunidades que a vida nos oferece de vivenciar e tornar visível a poesia para além das nossas imensidões durante os silêncios e as solidões que compreendem o instante criador.

Reunindo familiares, amigos(as), e amigos(as) professores(as) e discentes do CFP/UFCG, instituição em que atuo como professora efetiva há três anos, o lançamento contou com a presença de mais de 120 participantes, dos quais fizeram parte da Mesa Solene o prof. Osmar Filho (Vice-diretor do CFP/UFCG e posfaciador da obra) e a profa. Luisa de Marillac (Coordenadora administrativa da Unidade Acadêmica de Educação). A Mestra de cerimônias foi a profa. Stella Santiago, que nos embeleceu com a harmonia de sua voz.

No curso do Cerimonial, alguns colegas professores e discentes, das unidades de Educação,  Letras e Ciências Sociais, ofertaram-me a honra de recitar alguns poemas do Nós em miúdos, como as professoras Débia Suênia, Risomar Santos, Edinaura Almeida, Nozângela Amorim e o poeta e professor Carlos Gildemar Pontes.

Além dos amigos professores, dois discentes realizaram a interpretação de textos que integram a obra: o graduando de História Aldeir Fernandes, orientando de monografia, e a graduanda de Pedagogia Auricleia Sousa.

Integrando igualmente a programação, o evento contou com a apresentação musical do cantor, compositor e instrumentista Marcus Vinicius, parceiro de vida e de muitas canções, que colaborou para conferir maior luminosidade à noite, interpretando as músicas que revelam “o ser_tão em Hercília Fernandes”.

Além das imensidões mencionadas, uma grata felicidade foi a presença dos(as) alunos(as) e professores(as) que integram o projeto Sesc Ler. Eles e elas assistiram toda a programação, demonstrando expressivo contentamento.

Enfim, a noite foi belíssima. Espero, com brevidade, vivenciar novamente essas imensidões, especialmente nas cidades de Campina Grande, João Pessoa e Caicó, localidades que pretendo lançar o livro com a colaboração de diletos amigos, dentre eles o poeta, prefaciador da obra, Lau Siqueira.

Aos amigos e às amigas que me deram a honra da presença e de aquisição da obra no primeiro evento de lançamento do Nós em miúdos, na cidade de Cajazeiras, o meu muito obrigada. Saibam que vocês habitam-me imensidões várias.

E aos amigos e às amigas que, mesmo a distância, me ofertaram diversas expressões de incentivo e afeto, recebam igualmente o meu agradecimento.


Beijos e ternurâncias várias,
Hercília Fernandes.


"O sonhador, em seu devaneio, não consegue sonhar diante de um espelho que não seja profundo."

(Gaston Bachelard)